O governo do Espírito Santo anunciou a aplicação do piso nacional do magistério para profissionais da rede pública estadual, com impacto direto para mais de 10 mil trabalhadores da educação.
Receba as notícias importantes do NF10 no seu Telegram
A medida foi apresentada na terça-feira, dia 17, e beneficia 10.596 profissionais, sendo 747 professores em atividade e 9.849 aposentados e pensionistas vinculados à carreira do magistério.
O novo piso nacional foi fixado em cerca de R$ 5,1 mil para jornada de 40 horas semanais, após reajuste de 5,4% em 2026.
Segundo o governo estadual, a aplicação do piso terá impacto de aproximadamente R$ 4 milhões por mês na folha de pagamento, o que representa cerca de R$ 45 milhões por ano.
A proposta ainda será encaminhada para análise da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), etapa necessária para a implementação definitiva.
A medida ocorre em meio a discussões sobre valorização da carreira docente e adequação dos estados ao piso nacional, que estabelece o valor mínimo a ser pago a professores da educação básica em todo o país.

