Cachoeiro de Itapemirim promove, neste sábado, dia 9, uma ação de conscientização sobre a doença celíaca como parte da campanha Maio Verde. O evento será realizado a partir das 9h, na Praça Jerônimo Monteiro. A iniciativa é organizada pela Associação dos Celíacos do Espírito Santo, em parceria com estudantes de Medicina da Faculdade Multivix, e conta com o apoio de secretarias municipais.
Participe do canal de notícias do NF10 no WhatsApp
A programação inclui rodas de conversa, palestras e atividades educativas voltadas à população. Entre os temas abordados estão o que é a doença celíaca, relatos de pessoas que convivem com a condição e informações sobre frutosemia.
Durante a ação, também serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e atendimento nutricional.
A doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten, e o diagnóstico precoce é considerado fundamental para o controle e a qualidade de vida dos pacientes.
Além das atividades presenciais, a associação mantém um grupo, em aplicativo de mensagem (AQUI), de apoio voltado a pessoas diagnosticadas com a doença, com troca de informações e orientações especializadas.
A campanha Maio Verde busca ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do acompanhamento adequado da doença.

