A Petrobras anunciou nesta terça-feira, dia 23, um investimento de 24 bilhões de dólares — cerca de R$ 130 bilhões — na Bacia de Campos ao longo dos próximos cinco anos. O aporte, considerado um dos maiores já previstos para a região nos últimos anos, sinaliza uma nova fase de expansão da atividade petrolífera no Norte Fluminense e na Região dos Lagos.
Receba as notícias importantes do NF10 no seu Telegram
O anúncio foi feito pelo gerente-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Guilherme Sargenti, durante encontro com prefeitos e lideranças de oito municípios produtores de petróleo. A apresentação teve como tema as perspectivas futuras da Bacia de Campos, responsável por grande parte da produção nacional de petróleo offshore.
Segundo a Petrobras, os recursos serão destinados à ampliação das operações e à continuidade do desenvolvimento dos ativos da região, consolidando a Bacia de Campos como um dos principais polos energéticos do país.
Além do impacto direto na indústria, o cronograma apresentado oferece aos municípios produtores uma perspectiva de crescimento da arrecadação e maior previsibilidade para o planejamento de investimentos públicos. A discussão entre a estatal e os gestores municipais também abordou desafios ligados à infraestrutura urbana, atração de novos empreendimentos e preparação da mão de obra para atender à demanda que deve surgir nos próximos anos.
Participaram do encontro representantes de Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Cabo Frio, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu, municípios diretamente ligados à dinâmica econômica da Bacia de Campos.
Para Guilherme Sargenti, os investimentos reforçam a permanência da Petrobras na região e criam condições para ampliar os benefícios gerados pela atividade petrolífera. Segundo ele, a integração entre a companhia e os governos municipais será fundamental para potencializar os resultados econômicos e sociais do novo ciclo de investimentos.


