A carapeba e a tainha, duas das espécies mais tradicionais da Lagoa de Araruama, estarão entre os destaques gastronômicos do Festival do Peixe, que acontece neste sábado, dia 27, e domingo, dia 28, na Colônia de Pescadores Z-28, no bairro Areal.
Participe do canal de notÃcias do NF10 no WhatsApp
O evento reunirá 14 barracas com pratos preparados à base de pescado, valorizando a pesca artesanal e a culinária local. Além da carapeba e da tainha, outras espécies capturadas na lagoa também serão utilizadas nas receitas elaboradas especialmente para o festival.
A carapeba é conhecida pela carne branca, macia e de sabor suave, sendo muito utilizada em preparos grelhados, fritos e ensopados. Já a tainha tem carne firme e sabor mais marcante, caracterÃsticas que fazem dela uma das preferidas entre pescadores, moradores e turistas.
Segundo a Prefeitura de Araruama, o festival foi criado para valorizar o trabalho dos pescadores locais e incentivar o consumo do pescado produzido no municÃpio, atividade que faz parte da história e da identidade cultural da cidade.
O Festival do Peixe é uma vitrine para o trabalho dos nossos pescadores e para a qualidade do pescado da nossa Lagoa de Araruama. Será um evento para reunir as famÃlias, fortalecer a economia local e valorizar uma tradição que faz parte da história da nossa cidade, destacou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Proteção Animal, André Mônica.
Além da gastronomia, o público poderá aproveitar apresentações musicais ao vivo e uma feira de artesanato. A entrada é gratuita.

