Seis bandas brilham na abertura do Rock Goitacá 2025 no Jardim do Liceu


O Espírito Santo inicia a campanha Setembro Verde destacando um avanço significativo: houve aumento de 57 % nos transplantes de córneas de janeiro a julho de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, saindo de 167 para 264 procedimentos, segundo dados da Central Estadual de Transplantes (CET-ES). O ano de 2024 encerrou com 323 transplantes desse tipo de tecido.
O transplante de córnea é uma intervenção fundamental para restaurar a visão, aliviar dores e melhorar a função ocular em casos de doenças graves ou lesões que comprometem esse tecido, substituindo a córnea danificada por uma saudável proveniente de doador falecido.
Além desse avanço, a CET-ES também registrou crescimento nas notificações de morte encefálica (ME), sinalizando um fortalecimento do trabalho das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. Esse resultado é atribuído ao investimento contínuo em capacitação e sensibilização de profissionais de saúde, fundamentais para aprimorar diagnósticos de ME, promover treinamentos sobre padrões de doação e orientar unidades de Terapia Renal Substitutiva na gestão de pacientes em lista de espera para transplante renal.
A CET-ES também fortaleceu seus sistemas de informação, modernizando o Sistema de Relatório de Doação de Órgãos, atualizando o Sistema de Notificação de Doador de Coração Parado e integrando exames de histocompatibilidade via Sistema MV, o que otimiza a regulação para doação de órgãos e medula óssea.
Durante setembro, como parte da agenda da campanha, será realizado o primeiro Fórum Regional nas regiões Norte, Central e Sul de Saúde, em parceria com as Superintendências de Saúde. Os fóruns têm como foco debater a Política Nacional de Doação e Transplante de Órgãos, envolvendo instituições de saúde e a sociedade civil.
Setembro Verde
No Espírito Santo, o Setembro Verde é instituído pela Lei Estadual 10.374/2015, sendo o mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. A escolha da cor verde remete à saúde, esperança, renovação e vida. O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, reforça o momento de promover o diálogo — especialmente entre familiares — sobre esse gesto que salva vidas.
Dados gerais do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) indicam que, de janeiro a julho de 2025, o estado realizou 359 transplantes (órgãos sólidos e tecidos), frente a 284 no mesmo período de 2024; o ano de 2024, em sua totalidade, teve 510 procedimentos. Também foram registradas 201 notificações de morte encefálica este ano, com 117 entrevistas realizadas — das quais 67 famílias recusaram a doação, resultando em uma taxa de recusa de 57 %, enquanto em 2024 esse índice era de 38%.
Atualmente, 2.640 capixabas aguardam transplante: sete por coração, 1.525 por córneas, 41 por fígado e 1.067 por rim. A CET-ES reforça a mensagem de que, no Brasil, a doação só ocorre com autorização da família e destaca a importância de conversar sobre isso com antecedência.
Em junho de 2025, a Secretaria da Saúde (Sesa) firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Estado (DPES), criando uma estrutura jurídica de suporte em casos que exigem validação judicial — como doadores menores de idade ou uniões estáveis não formalizadas — favorecendo a agilização das autorizações. Esse acordo prevê capacitação mútua e canais de comunicação direta, com atribuições claras: a Sesa identifica os casos e encaminha documentação; a Defensoria atua com pareceres técnicos, assistência jurídica gratuita e atuação emergencial onde necessário.
Finalmente, a programação do Setembro Verde envolve um conjunto de ações voltadas à capacitação de profissionais de saúde e à disseminação da mensagem de doação à população. A agenda completa, divulgada pela CET-ES e parceiros, está disponível nos canais oficiais.






