A arte, a cultura e a convivência foram protagonistas na tarde desta sexta-feira, dia 22, durante a realização do sarau “Vozes que Ecoam”, no Solar dos Mellos, em Macaé. A atividade, promovida pela Gerência de Saúde Mental, integrou a programação da Semana Antimanicomial e reuniu usuários de diferentes serviços da Rede de Atenção Psicossocial do município.
Participe do canal de notícias do NF10 no WhatsApp
Participaram do encontro assistidos do CAPS AD Porto, CAPS III Betinho, CAPSi Oficina da Vida, Residências Terapêuticas e do Centro de Convivência Benedito Lacerda (CECO). A programação contou com apresentações de música, teatro, poesia e dança, além de uma exposição de quadros produzidos pelos próprios participantes.
De acordo com a gerente de Saúde Mental, Lorrane Moreira, a proposta do sarau vai além das apresentações artísticas. Segundo ela, a iniciativa busca ampliar o acesso dos usuários a espaços culturais da cidade e fortalecer os vínculos sociais por meio da arte.
O objetivo é promover cultura e lazer. Muitos não conhecem alguns espaços públicos de Macaé, como o Solar dos Mellos. A atividade faz parte da programação da Semana Antimanicomial, onde já realizamos oficina de fotografia, Samba da Liberdade e panfletagem em Córrego do Ouro, destacou.
A exposição de pinturas foi um dos momentos mais marcantes da programação. As obras ficaram expostas pela primeira vez no salão do Solar dos Mellos, proporcionando aos artistas a oportunidade de compartilhar seus trabalhos com o público.
Entre eles estava Jociara Conceição Faustino, que frequenta o CAPS AD Porto há quatro meses. Ela contou que voltou a pintar após ingressar no serviço e tem encontrado nas atividades uma importante forma de expressão.
Estou gostando muito das atividades oferecidas pelo CAPS. Faz muito tempo que não pintava. Gosto de desenhar paisagens e o sol. Faço também bijuterias e atualmente me sinto muito bem, relatou.
O assistido José Carlos da Silva, que participa das atividades do CAPS III Betinho há três anos, também destacou a importância do acompanhamento recebido.
Assisto às aulas de cidadania e de palavras. Com o atendimento que recebo do médico e da equipe, estou melhor, afirmou.
Já o eletricista autônomo Rondenilson Serra Silva, que frequenta o CAPS Betinho há oito meses, participa regularmente das oficinas de pintura e canto.
Para a coordenadora do Centro de Convivência Benedito Lacerda, Luciana Marins, iniciativas como o sarau ajudam a fortalecer a inclusão social e a autonomia dos usuários dos serviços de saúde mental.
Como afirma Nise da Silveira, a arte e o afeto curam. No nosso espaço oferecemos oficinas de arteterapia, meditação, canto, mindfulness, teatro e musicalização, promovendo uma rede de apoio, ressaltou.
A Semana Antimanicomial tem como objetivo reforçar a importância do cuidado em liberdade e da valorização da cidadania das pessoas em sofrimento psíquico, incentivando ações que promovam acolhimento, respeito e inclusão social.

