PUBLICIDADE
[PUBLICIDADE]
Rio de Janeiro

Arteris Fluminense vence leilão da BR-101 e pedágio deve subir nos próximos meses

Concessionária atual renova contrato até 2047

12 novembro 2025  ∗  Da Redação
Arteris Fluminense vence leilão da BR-101 e pedágio deve subir nos próximos meses
Concessionária atual renova contrato até 2047 — Foto: Divulgação

Em leilão realizado nesta terça-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a Arteris Fluminense venceu a concessão da Autopista Fluminense, na BR-101, com investimento previsto de R$ 10,1 bilhões por 22 anos. A empresa já administra o trecho desde 2008.

Com 322,1 quilômetros, o trecho entre a Ponte Rio-Niteroí até a divisa com o Espírito Santo, passa por 13 municípios fluminenses e conecta polos industriais e complexos portuários como Açu e Macaé, além de dar acesso à Região dos Lagos, polo turístico importante.

Em nota, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) afirmou tratar-se de “um corredor fundamental para o trabalho, o turismo e o transporte de cargas” e que a cessão “consolida, na prática, o avanço de um modelo que fortalece a segurança regulatória e estimula um ambiente mais estável para investimentos privados no setor rodoviário”.

O novo contrato permitiu a adoção de um modelo mais atual de regulação de tarifas, incluindo obras não previstas na atual concessão como 49,5 quilômetros de duplicações e 5,6 quilômetros de variante, além de 52,5 quilômetros de faixas adicionais e 81,6 quilômetros de multivias. Também estão planejadas 14 quilômetros de vias marginais, 12 obras de arte especiais (OAE) entre pontes e viadutos, reforçou ou reforma de 39 estruturas e alargamento de seis trechos considerados críticos.

De acordo com o novo contrato, haverá reajuste nas tarifas de pedágio seis meses após o início da vigência do acordo, previsto ainda para este mês. Atualmente, o valor cobrado para veículos de passeio é de R$ 7,50 nas cinco praças da rodovia. O aumento será calculado com base no Índice de Reajuste Tarifário (IRT), que leva em conta fatores como inflação, custos operacionais e volume de investimentos.

 

PUBLICIDADE
[PUBLICIDADE]
PUBLICIDADE
[PUBLICIDADE]
PUBLICIDADE
[PUBLICIDADE]