Com grande circulação de pessoas e aumento das transações financeiras, o Carnaval também exige atenção redobrada para evitar prejuízos com furtos e golpes envolvendo celulares e cartões.
Clique aqui para seguir o NF10 no Instagram
Especialistas recomendam reduzir temporariamente limites de Pix e transferências antes de sair de casa e ativar notificações no aplicativo do banco para acompanhar qualquer movimentação em tempo real.
Outra orientação importante é cadastrar o aparelho em serviços de bloqueio remoto, que permitem inutilizar o celular e aplicativos bancários rapidamente em caso de roubo ou furto.
Durante pagamentos, o consumidor deve sempre conferir o valor na maquininha antes de digitar a senha e evitar entregar o cartão para terceiros, prática comum em golpes aplicados em ambientes cheios.
Também é recomendado levar apenas o essencial, guardar o aparelho em locais seguros e evitar deixá-lo desbloqueado em meio à multidão. Recursos como senha, biometria e autenticação em dois fatores ajudam a dificultar o acesso de criminosos aos dados pessoais.
Em caso de perda ou roubo, a orientação é bloquear imediatamente cartões e aplicativos bancários e registrar ocorrência o mais rápido possível para reduzir prejuízos financeiros.