O Governo do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou a entrega de 13 novos caminhões-pipa para reforçar a infraestrutura e a segurança hídrica no interior do estado. A ação conta com um investimento total de R$ 6.877.000,00 e beneficia diretamente 12 municípios capixabas, oferecendo suporte estratégico no abastecimento de comunidades rurais e no enfrentamento a períodos de estiagem prolongada.
Participe do canal de notícias do NF10 no WhatsApp
Os veículos serão distribuídos entre as administrações locais para otimizar o atendimento a famílias que residem longe dos centros urbanos, além de auxiliar em atividades de manutenção de estradas vicinais, controle de poeira e apoio em situações de emergência, como o combate a incêndios florestais em áreas agrícolas. Os municípios contemplados nesta etapa foram selecionados com base em critérios técnicos de demanda e vulnerabilidade climática regionais.
A Seag destacou que a modernização da frota municipal é fundamental para garantir a continuidade dos serviços essenciais ao produtor rural. Com caminhões novos e mais eficientes, as prefeituras ganham agilidade no transporte de água potável para consumo e produção, reduzindo os custos operacionais das secretarias de agricultura locais e impulsionando o desenvolvimento do agronegócio capixaba.
A entrega oficial integra as ações contínuas de fortalecimento do setor agrícola no Espírito Santo, promovendo melhores condições de vida no campo e assegurando que os municípios tenham ferramentas adequadas para prestar socorro imediato às populações mais afetadas pelas mudanças climáticas e pela falta de chuvas na região.
Esses caminhões-pipa chegam para ampliar a capacidade de atendimento das prefeituras e garantir mais eficiência nas ações voltadas às comunidades rurais. Trata-se de um investimento importante que fortalece a infraestrutura municipal e oferece melhores condições para enfrentar períodos de escassez hídrica, além de apoiar os produtores rurais e as famílias que vivem no campo, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

