O uso de tecnologia de monitoramento foi decisivo para uma ação da Guarda Civil Municipal realizada no domingo, dia 28, na Praia do Forte, em Cabo Frio. Por meio do sistema de reconhecimento facial implantado pelo município, agentes conseguiram identificar suspeitos e conduzir 15 pessoas à delegacia.
Clique aqui para seguir o NF10 no Instagram
A ferramenta está integrada ao Sistema de Consulta de Antecedentes e funciona em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. A partir das informações geradas pelo monitoramento, equipes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) e do Grupamento Operacional de Praia (GOP) realizaram abordagens direcionadas.
Os homens foram encaminhados à 126ª DP, onde permaneceram à disposição da Justiça. Segundo a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, todos são de outros municípios do estado e foram autuados por porte ilegal de entorpecentes.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, destacou que o uso da tecnologia faz parte do planejamento para o verão e a alta temporada.
Fizemos um planejamento para o verão e toda a alta temporada, com um trabalho conjunto entre a nossa Guarda Civil Municipal e as forças de segurança. O reconhecimento facial já havia sido fundamental no Carnaval, e agora, no Réveillon, estamos adotando a medida novamente. Seguiremos firmes na manutenção da ordem aqui em Cabo Frio. Nossa cidade está de portas abertas para os turistas, mas sem abrir mão de um ambiente seguro e com bem-estar em nossas praias, destacou.
A ação integra o conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Cabo Frio para reforçar a segurança em áreas de grande circulação durante o Réveillon 2026 e o período de alta temporada.