Os Correios anunciaram que irão reabrir, a partir da primeira semana de fevereiro, as inscrições para o Plano de Desligamento Voluntário (PDV) destinado a seus empregados. A participação no programa é pessoal e facultativa, e o prazo para se inscrever ficará aberto até 31 de março.
Clique aqui para seguir o canal do NF10 no Telegram
O perÃodo de desligamentos, para aqueles que aderirem ao PDV, está previsto para ser concluÃdo até o fim de maio. A iniciativa integra a Fase 1 do plano de reestruturação econômico-financeira dos Correios, voltado ao triênio de 2025 a 2027, com objetivo de reduzir custos e recuperar a sustentabilidade financeira da estatal.
Nesta versão do programa, a empresa ampliou as condições de participação: poderão aderir ao PDV profissionais de qualquer idade, desde que não tenham completado 75 anos até a data do desligamento, possuam no mÃnimo dez anos de serviço na empresa e tenham recebido remuneração por pelo menos 36 dos últimos 60 meses.
Segundo comunicado divulgado em dezembro pelos Correios, o novo PDV mantém o incentivo financeiro oferecido nas edições anteriores e pode registrar adesão de até 15 mil empregados entre 2026 e 2027. A estimativa da estatal é de que a redução de despesas com pessoal alcance cerca de R$ 2,1 bilhões por ano, com impacto pleno a partir de 2028.
A estatal atualmente conta com mais de 82 mil empregados próprios e aproximadamente 10 mil trabalhadores terceirizados. A nova fase do PDV faz parte de um esforço mais amplo para enfrentar desequilÃbrios financeiros registrados nos últimos anos.